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Arte no vidro: explorando as possibilidades de personalização de garrafas de cachaça

Atualizado: 26 de mar.

POR: MAPA DA CACHAÇA





Na próxima vez que você abrir uma cachaça, dê uma olhada na garrafa. Do formato do vidro aos detalhes da impressão, o conceito da marca foi especialmente concebido para chamar sua atenção. O trabalho de personalização de garrafas é uma parte importante do segmento de cachaças que influencia no consumo.


Ao selecionar uma garrafa de cachaça, é comum priorizar o conteúdo sobre a embalagem. Afinal, o foco principal está no destilado, não na estética do rótulo ou da garrafa. Certo? Nem sempre. Embora a garrafa de vidro não tenha efeito direto na qualidade da cachaça, no segmento de bebidas ela é mais do que apenas um recipiente para o líquido precioso que guarda. As garrafas são a razão pela qual a cachaça pode viajar longas distâncias e muitas vezes um fator importante de escolha na prateleira.


Uma garrafa decorada é a primeira impressão que o consumidor tem do produto. Uma oportunidade de marcar a identidade da cachaça, transmitir a história e a qualidade do destilado dentro dela.

Uma pesquisa de opinião que circulamos aqui no Mapa da Cachaça, identificou o rótulo e as informações contidas na garrafa como o principal meio pelo qual as pessoas se informam sobre a qualidade de uma cachaça.


Diversas trajetórias de marcas de cachaça, contadas no Mapa da Cachaça, também mostram exemplos de empresas que investiram no design ao longo da história, quando ainda pouco se falava sobre a arte de enfeitar as garrafas, para se diferenciar no mercado. A centenária cachaça Colombina e a cachaça Sapucaia, estamparam suas histórias em rótulos e embalagens especialmente desenvolvidos e inovadores para as épocas.


Com os avanços do setor de embalagens, as técnicas de decoração também avançaram. Hoje, uma nova safra de cachaças tem se dedicado a investir em garrafas personalizadas, um movimento que cresceu com a expansão do mercado premium de outras bebidas no país. De desenhos exclusivos a gravações em alto-relevo e impressões com ouro e platina são encontrados nas garrafas de cachaça. Para muitos, personalizar a embalagem de vidro é uma maneira de elevar a experiência do consumidor.


Da criação a fabricação de uma garrafa personalizada


Uma das empresas que se dedica a desenvolver garrafas personalizadas e customizadas para o setor de cachaças é a Premier Pack. A empresa especializada no segmento de embalagens de vidro, desde sua fundação, tem uma preocupação com o impacto visual de suas garrafas.


“Nosso primeiro funcionário, já era um profissional do design”, conta Marcelo Falcão, CEO da empresa.


Mesmo estando no mercado premium, a Premier Pack percebeu há alguns anos que os clientes da cachaça não estavam apostando em embalagens exclusivas. De olho em outros mercados em ascensão, como o gin, há cerca de três anos, a empresa resolveu tirar do papel o projeto de integrar o comércio de garrafas a atividades correlatas. Isso levou ao desenvolvimento de um setor de criação voltado exclusivamente para pensar o design gráfico e também do design de produto, criando soluções completas.


“Desde o começo, sempre acreditamos na força das pessoas ligadas à criação. Hoje, temos uma equipe composta por três designers, sendo uma pessoa com formação em desenho industrial”,conta Marcelo Falcão, CEO da Premier Pack.


A agência de criação, Studio In House, e a fábrica de decoração, DG Decor, são empresas satélite da Premier Pack que possuem infraestrutura autônoma e independente para a criação, desde o conceito à finalização da garrafa em escala e tamanho real, materializando as criações. O trabalho original inclui a decoração de garrafas standard – são mais de vinte opções diferentes no catálogo – ou ainda o desenho de um modelo inédito e exclusivo.



O processo de criação começa com uma reunião de briefing. “Os designers pegam as informações iniciais e seguem para a etapa de pesquisa, buscando referências para desenvolver o conceito da garrafa para a marca. Cada curva, cada detalhe, cada cor são justificados tecnicamente. Temos aplicativos específicos para fazer a modelagem e, a partir da aprovação, fazemos o desenho técnico e as especificações, produzindo na fábrica de decoração um modelo do projeto aprovado”, explica Marcelo.



O desenvolvimento de uma garrafa nova pode levar de 120 a 150 dias. Para alcançar o propósito de oferecer uma solução completa, a empresa fez alianças estratégicas com fornecedores de outros insumos, como tampas e papéis, e outros serviços, como gráficas. Essa colaboração possibilita oferecer aos clientes soluções totalmente personalizadas e produtos que atendam às expectativas e demandas específicas de cada marca.



“Nosso trabalho é entregar um mockup físico para que o cliente possa sentir o peso da garrafa, a combinação da rolha, a textura do rótulo ou a combinação das diferentes técnicas de decoração. Cada projeto, é uma garrafa exclusiva”,diz Katia Cristina, que atua no marketing da Premier Pack.


Neste guia, exploraremos os diferentes processos de personalização de garrafas, desenvolvidos na fábrica de decoração da Premier Pack e como eles podem encantar os sentidos dos apreciadores de cachaça.


Conheça os diferentes formatos de personalização de garrafas


Formatos exclusivos para garrafa de cachaça


Uma das formas mais visíveis de personalização é o próprio design da garrafa, onde a criatividade pode fluir livremente. O desenho do produto também serve como uma ferramenta de comunicação visual. As marcas podem optar por formas e tamanhos exclusivos que se destacam nas prateleiras.


A cachaça Volúpia, com sua garrafa que lembra o formato de um colmo de cana-de-açúcar cortado, foi o primeiro projeto exclusivo produzido pela Premier Pack para o segmento da cachaça. O desafio desse desenho industrial incluía um molde diferenciado, que garantisse tanto a beleza quanto a resistência da garrafa, para a produção em uma vidraria automática.






Gravação em alto-relevo no vidro


A história da gravação em alto-relevo em garrafas de vidro remonta a séculos atrás, quando artesãos e mestres vidreiros começaram a explorar técnicas para adicionar detalhes decorativos às embalagens de vidro. Hoje, esses detalhes são feitos por máquinas. A gravação em alto-relevo adiciona uma textura tátil à garrafa, destacando elementos específicos do design e proporcionando uma experiência sensorial única.






Um exemplo dessa técnica pode ser encontrado na coleção personalizada da cachaça Paratiana, lançada em 2023, com assinatura da Premier Pack. A garrafa traz o nome da marca gravado em alto-relevo na parte superior, adicionando um toque distintivo e premium à embalagem. Além disso, no rodapé, uma detalhada silhueta da cidade de Paraty é representada, capturando a essência e a beleza da região onde a cachaça é produzida. Uma curiosidade dessa embalagem está na sua altura: tanto as garrafas de 750ml quanto as de 500ml possuem o mesmo tamanho.


Rótulos com acabamentos variados


Os rótulos são uma tela em branco para a expressão da identidade da marca. Podem ter diversas bases e gramaturas, sendo feitos de papel ou película plástica e receber uma variedade de acabamentos, como verniz para um brilho sutil, alto-relevo para adicionar texturas e hot stamping para um toque de sofisticação metálica. Com um bom design e uma boa gráfica é possível fazer rótulos incríveis para qualquer quantidade de garrafas.


Pintura tradicional


A pintura de garrafa para embalagens de vidro é uma técnica de decoração que envolve a aplicação de tinta, geralmente à base de água, diretamente na superfície externa da garrafa de vidro. A pintura de garrafas pode ser utilizada para criar uma ampla variedade de estilos e designs.


Ela oferece também uma grande opção de acabamento, incluindo translúcido, fosco, com brilho e sem brilho, além de permitir a criação de efeitos degradê. A cachaça Leblon é uma das marcas que apostam na decoração em pintura para criar o efeito esverdeado no vidro da garrafa, associado à decoração com o nome da marca em alto-relevo, que também recebe preenchimento com tinta.




Serigrafia


A serigrafia em garrafas de vidro é um método de impressão que transfere imagens, padrões ou texto para a superfície utilizando uma tela como matriz. A tinta é aplicada na tela e pressionada sobre a garrafa, permitindo a criação de detalhes finos e uma ampla gama de cores, incluindo opacas, brilhantes, metálicas e até fluorescentes. Após a aplicação, a garrafa passa por um processo de cura, geralmente entre 200 e 600 graus, fundindo a tinta com o vidro.


Tintas orgânicas oferecem uma variedade maior de cores e brilho intenso, enquanto tintas inorgânicas têm maior resistência mecânica e química. Exemplos de garrafas decoradas por serigrafia incluem a cachaça Extra Premium Vale Verde 12 anos, com um design clássico para ressaltar o longo envelhecimento da bebida, e a cachaça Companheira, que utiliza serigrafia com tinta orgânica para um acabamento que lembra ouro velho.




Tampografia


A tampografia é um processo automático ou semiautomático que possibilita a transferência de imagens ou textos de um clichê para a superfície do vidro por meio de um tampão de silicone (ou carimbo). Essa técnica é recomendada para decorar as tampas das garrafas e embalagens com superfícies irregulares ou com áreas em relevo, nas quais a serigrafia tradicional não seria viável. Por exemplo: marcas que desejam personalizar o fundo da garrafa podem utilizar o método de impressão por tampografia.


Hot Stamping


A técnica de decoração em hot stamping para vidro é um processo que permite a aplicação de detalhes metálicos, multicoloridos e até holográficos na superfície das garrafas. Nesse método, uma fita especial, geralmente composta de uma camada fina metálica, é transferida para a superfície da garrafa utilizando calor e pressão.




O hot stamping é frequentemente utilizado na indústria de embalagens de luxo, adicionando sofisticação e detalhes de brilho. Quem usa esse método é a cachaça Iikibun. A marca aposta na mistura de técnicas para agregar valor ao produto. A representação do pássaro Tsuru na face principal da garrafa é feita em hot stamping e sobreposta à imagem do sol vermelho japonês, impresso em serigrafia no verso da embalagem, cria a ilusão que o origami está voando no horizonte.


Decorações com metais nobres


Algumas marcas optam por decorações ainda mais preciosas, utilizando metais como ouro e platina para destacar elementos na garrafa. Essa técnica que envolve tintas com metais preciosos realça a estética e dá ainda mais requinte ao produto, transformando a garrafa quase em uma jóia.





Algumas das cachaças que apresentam esse tipo rico de decoração são a cachaça Cãna, com sua identidade visual minimalista e a cachaça Sagatiba Preciosa com seu design sofisticado.


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